CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA   
 

[Autorizado pelo CEE/GO]

 
     
 

DURAÇÃO: 18 MESES – Carga Horária Total: 1.600 horas.

ESCOLARIDADE: Ensino Médio completo [2º Grau].

Turno oferecido em Valparaiso de Goias: Matutino – Noturno e aos Finais de Semana (SÁBADOS E DOMINGOS)

Turnos oferecidos em Goiânia: Noturno e aos Finais de Semana (SÁBADOS E DOMINGOS)

Área de Atuação: Hospitais da rede pública e privada. Clinicas, e apoio ao diagnostico, dentre outras dezenas.

Salário Médio: Varia de R$1.000,00/mês a R$ 2.890,00 (Secretaria Saúde DF).

 
     
 

A medicina é um dos campos do conhecimento em que os avanços da tecnologia têm tido efeitos dramáticos: tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros exames vasculham o interior do corpo humano de forma cada vez mais detalhada, facilitando o diagnóstico precoce e conseqüentemente a cura de doenças antes consideradas fatais.

 

Para isto são utilizados equipamentos cada vez mais sofisticados que pedem a atuação de operadores qualificados. A radiologia e diagnóstico por Imagem englobam atividades de aquisição e processamento de imagens analógicas e digitais, registradas em filmes ou arquivos, de manipulação e seleção de procedimentos técnicos, de acordo com as patologias e/ou processos fisiológicos a serem visualizados por cada modalidade de imagem.

 

O profissional em radiologia desempenha atividades de aquisição e processamento de imagens analógicas e digitais, de manipulação e seleção de procedimentos técnicos, envolvendo ações técnicas de radioproteção, de gestão de pessoas, de custos, de suporte logístico, de equipamentos e administração de qualidade das imagens. 

 

Cuida da preparação de aparelhos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Prestam atendimento fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta; mobilizam capacidades de comunicação para registro de informações e troca de informações com a equipe e com os clientes e podem supervisionar uma equipe de trabalho.

 

Área de atuação: Serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, públicos ou privados, independentes ou vinculados a Hospitais, Ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde de conformidade com a Lei nº 7.394/85, alterada pela de nº 10.508/2002 e Clinicas Médicas e Odontológicas, Ambulatórios, Hospitais e Laboratórios Especializados, atuam em ambientes fechados e sujeitos à radiação e material tóxico. (CBO).

Objetivos

Gerais

 

* Atender aos princípios norteadores da Educação Profissional enunciados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

* Desenvolver as competências profissionais gerais requeridas pela área de saúde, possibilitando trabalhador a ampliação de sua esfera de atuação e a interação com outros profissionais.

 

* Desenvolver a habilitação profissional de Técnico em Radiologia capacitando recursos humanos em atendimento da demanda do mercado de trabalho local e regional e do sistema, de acordo com o perfil profissional proposto, para o desenvolvimento de atividades de apoio ao diagnóstico, educação para a saúde, proteção e prevenção e gestão em saúde, utilizando métodos, técnicas e habilidades específicas, visando a empregabilidade e a trabalhabilidade.

Específicos

Formar profissional habilitado para:

* Manipular e processar imagens radiológicas, com uso da tecnologia disponível, para redução do re-trabalho, das perdas operacionais, dos custos impróprios, do aumento da dose de radiação, evitar o diagnóstico errôneo que levam à repetições indesejáveis de procedimentos e à adoção de condutas clínicas impróprias à saúde do paciente.

 

* Executar ações em radiologia de acordo com as exigências da profissão, objetivando a prevenção de erros e riscos, minimizando os efeitos deletérios da radiação ionizante, resguardando o cliente, o profissional e o ambiente para a melhoria da qualidade no atendimento e na vida pessoal.

 

* Desenvolver atividades de gestão nos exatos termos legais para a elevação do padrão de qualidade dos serviços prestados e a satisfação no atendimento.

 

* Desenvolver técnicas em , em raio x convencional, em radiodiagnóstico voltadas para radioterapia, radioisótopos, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, radiologia industrial, odontológica, veterinária e de medicina nuclear.

 

* Utilizar com segurança os equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

* Treinar trabalhadores integrados no ambiente de sua atuação.

 

* Participar dos programas de vigilância à saúde e de projetos de pesquisa.

 

* Desenvolver atividades de educação e comunicação em saúde.
 
     
     
 
       


 
 
HOME  |  A INSTITUIÇÃO  |  COLÉGIOFACULDADE  |  VESTIBULAR  |  CURSOS  |  BIBLIOTECA  |  REVISTA FACESA  |  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD
 
É expressamente proibida a có às pia ou reprodução de qualquer material deste site sem prévia autorização. Todos os direitos são reservados.