CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO   
 

[Autorizado pelo CEE/GO]

 
     
 

DURAÇÃO: 18 MESES – Carga Horária Total: 1.500 horas.

ESCOLARIDADE: Ensino Médio completo [2º Grau].

Turno oferecido em Valparaiso de Goias: Matutino – Noturno e aos Finais de Semana (SÁBADOS E DOMINGOS)

Turnos oferecidos em Goiânia: Noturno e aos Finais de Semana (SÁBADOS E DOMINGOS)

Área de Atuação: Empresas e Industrias da rede pública e privada.

Salário Médio: Varia de R$1.000,00/mês a R$ 2.000,00.
 
     
 

O curso visa preparar para a prevenção de acidentes e promoção da segurança no ambiente profissional, assegurando a participação e o envolvimento do trabalhador com outros profissionais da empresa para o trabalho conjunto de planejar e implementar programas e ações sistêmicas que possam beneficiar a todos, através de uma competência política e técnica para promover a ruptura de conceitos e práticas ultrapassadas e converter-se em um verdadeiro agente de transformação do mundo do trabalho, acompanhando a modernidade e garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores.

 

As atividades da segurança no trabalho permeiam todos os processos produtivos nas diferentes áreas do fazer humano. Sob este enfoque o curso, com competências da área de saúde, concilia humanismo, tecnologia, conhecimentos das bases cientificas da produção e visa ao exercício da cidadania plena, formação ética e autonomia intelectual.

 

Área de atuação: empresas, instituições públicas e privadas, indústrias, comércio, empresas de prestação de serviços, escolas, atividades rurais, enfim em todo local de trabalho do homem, participando da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho (SST); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de SST; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle. Exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades.

 

Em geral, o Técnico atua de forma individual, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse.

 

Objetivos

 

Gerais

 

* Atender aos princípios norteadores da Educação Profissional enunciados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais desta modalidade de ensino.

 

* Propiciar condições para o desenvolvimento das competências profissionais do técnico em segurança do trabalho.

 

* Formar profissionais com um perfil de desempenho exigido pelas bases legais, políticas e estratégicas desenvolvidas pelos segmentos da área.

 

* Incrementar e consolidar o processo de formação de profissionais de saúde para atender a demanda de expansão do mercado produtivo a nível local, regional e nacional. 

 

* Desenvolver as competências profissionais gerais requeridas pela área de saúde e as específicas de saúde e segurança no trabalho e da indústria, formando o técnico em saúde e segurança no trabalho, possibilitando ao trabalhador a ampliação de sua esfera de atuação e a interação com outros profissionais.

 

* Capacitar recursos humanos em atendimento da demanda local, regional e nacional, de acordo com o perfil profissional proposto para o desenvolvimento de atividades de apoio ao diagnóstico, educação para a saúde, proteção e prevenção e gestão em saúde, utilizando métodos, técnicas e habilidades específicas, visando a empregabilidade e a trabalhabilidade.

 

* Preparar o profissional para o imediato ingresso no trabalho, com estilo, ética e autonomia para o desenvolvimento de atividades que lhe são inerentes.

 

* Proporcionar ao trabalhador e ao dirigente de empresa a participação na redução de acidentes e na melhoria da produção, visando assim à promoção humana, social e profissional.

 

Específicos

 

* Participar do planejamento e implementação das ações e verificações sistemáticas no sistema para manutenção, produção, supervisão, avaliação e administração, a fim de assegurar a integridade física e o bem estar do trabalhador.

 

* Seguir normas de segurança, higiene e princípios de saúde, levando em consideração os aspectos de qualidade, produtividade, proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

 

* Aplicar procedimentos de tecnologia visando a maior produtividade e segurança profissional.

 

* Treinar trabalhadores aptos a supervisionar, conferir e aplicar tarefas referentes ao setor ou departamento no qual atua ou venha atuar, estimulando-os a agir com liderança, espírito de equipe e visão de empreendedor, baseados na criatividade, ética e excelência profissional

 

 
     
     
 
       


 
 
HOME  |  A INSTITUIÇÃO  |  COLÉGIOFACULDADE  |  VESTIBULAR  |  CURSOS  |  BIBLIOTECA  |  REVISTA FACESA  |  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EaD
 
É expressamente proibida a có às pia ou reprodução de qualquer material deste site sem prévia autorização. Todos os direitos são reservados.