O Sena Aires promove ações institucionais que garantam a inclusão de pessoas com deficiência física, bem como colaboradores e pessoas da comunidade que utilizam os espaços e serviços da Instituição. Desta mesma forma, o Sena Aires, no desejo de facilitar o acesso a todas as pessoas, está em constante desenvolvimento para eliminar barreiras arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade e inclusão, garantindo assim, o acesso da pessoa com deficiência física ao ensino superior.

No esforço de garantir o acesso ao nosso site, estamos sempre buscando formas de adaptar nosso conteúdo e implementar recursos de Acessibilidade. Abaixo listamos algumas formas de Acessibilidade e também outros links para softwares e projetos que irão auxiliar nossos visitantes.

Icone Acessibilidade

Do lado direito do nosso site, você ira encontrar um ícone que irá exibir várias opções de acessibilidade para adaptar a visualização do conteúdo. Para desativar os recursos de acessibilidade, voltando a visualização do site para o estilo original, basta clicar na opção "Cancelar Acessibilidade" que está no  final da lista no mesmo menu.

Abaixo listamos alguns atalhos para facilitar o acesso às nossas páginas principais:

ALT + A = exibe / oculta o menu de Acessibilidade

ALT + 1 = vai direto à página inicial do site

ALT + 2 = vai direto à página de Fale Conosco

ALT + 3 = vai direto à página de Ensino à Distância – EaD

ALT + 4 = vai direto à página do Colégio Sena Aires / CETESA

ALT + 5 = vai direto à página de Cursos do Sena Aires

Softwares de Acessibilidade

a) VLibras

Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

b) eSSENTIAL ACCESSIBILITY®

Tudo começou assim: e se pudéssemos melhorar a vida das pessoas com deficiência? Muitas empresas oferecem rampas, corredores mais amplos, caixas eletrônicos falantes, banheiros acessíveis ou portas automáticas… Mas vimos a crescente distância entre os mundos físico e digital para pessoas com deficiência.

O nosso app se tornou um catalisador para orientar empresas sobre os benefícios da experiência digital aos consumidores com algum tipo de deficiência. Em pouco tempo, pudemos formar uma coalizão global, com organizações privadas e públicas, que oferecem nosso app gratuitamente aos seus clientes e funcionários.

E não paramos por aqui. Trabalhamos junto com organizações como a Associação Nacional de Anunciantes (ANA), além de termos inaugurado o Prêmio de Excelência Multicultural, na categoria das pessoas com deficiência. Os vencedores, até o momento, são Kleenex por Kimberly Clark para “Difícil de ser melhores amigos” (2015), e Duracell para “Confie no seu poder” (2014).

c) NV Access

Para que os cegos usem um computador, eles precisam de um leitor de tela que leia o texto na tela em uma voz sintética ou com um display em braille. Mas, em muitos casos, o software de leitura de tela custa mais do que o próprio computador. No passado, isso deixou os computadores inacessíveis para milhões de pessoas cegas em todo o mundo. Este é um problema crítico, porque sem computadores, o acesso à educação e ao emprego é severamente limitado, para não mencionar as funções cotidianas, como serviços bancários on-line, compras e notícias.

d) Nitrous Voice Flux

É um software gratuito de reconhecimento de voz. Com ele é possivel ativar qualquer ação no computador fazendo uso somente de sua voz. Você pode manipular janelas, escutar música ou qualquer outra coisa, tudo que você precisa fazer é adicionar o comando para cada caso. Óbviamente é necessário possuir um microfone instalado e funcionando.

e) Projeto DOSVOX

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.