Identificação

Nome: Guia do usuário da Biblioteca Central Sena Aires – BCESA 2014

Apresentação

A Biblioteca Central Sena Aires – BCESA foi criada para funcionar como subsídio para a comunidade acadêmica da FACESA e comunidade em geral. É organizada segundo os princípios da Biblioteconomia. O acervo é preparado para circulação obedecendo ao Sistema de Classificação Decimal Universal – CDU e a tabela de Cutter. É toda informatizada. Usa-se o software para gerenciamento de bibliotecas denominado ArchesLib.

Objetivos

O Guia do usuário tem por objetivo informar sobre os principais serviços e produtos oferecidos BCESA, além de prestar informações como: a forma de cadastro na biblioteca, as responsabilidades dos usuários, as modalidades de empréstimo, as formas de renovação, reserva e consulta, além da cobrança de taxas.

Público Alvo

  • Comunidade acadêmica (Alunos, professores e funcionários) e comunidade em geral.

Estrutura e Funcionamento

Biblioteca Central Sena Aires – BCESA
1.Organização

Inaugurada no ano 2000, a BCESA é mantida pelo Centro Tecnológico de Educação Sena Aires – CETESA e tem como objetivo fornecer subsídios para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires – FACESA e atender a comunidade do Colégio Sena Aires.

2.Infraestrutura

A BCESA oferece aos seus usuários, cabines para estudo individual, salas e mesas para estudo em grupo e a sala de acessibilidade para apoiar os deficientes visuais e com visão subnormal na Bcesa.

3.Acervo

É voltado para as áreas de Ciências da Saúde e da Educação e conta com obras interdisciplinares para as áreas complementares dos cursos da FACESA/CETESA.

São cerca de 14.000 exemplares, formado por livros textos e de pesquisa, dicionários técnicos e gerais, atlas, enciclopédias gerais e especializadas, folhetos, anais de congressos, normas técnicas da ABNT e periódicos. A BCESA possui também uma Coleção Reserva, formada por um exemplar de cada publicação indicada na bibliografia básica das disciplinas da FACESA e por obras intensamente consultadas. A Coleção Reserva está disponível para consulta local.

Salas de estudo em grupo: são para uso exclusivo de trabalhos acadêmicos, monitoria e orientações de professores.

Videoteca: a BCESA conta com um amplo acervo de vídeos na área de saúde e uma sala de exibição. Estes estão disponíveis para os alunos e professores da FACESA/Colégio Sena Aires.

Sala de informática: os serviços oferecidos na sala de Informática têm como finalidade atender demandas do ensino, pesquisa e extensão. É proibido acessar sites pornográficos, do tipo facebook e similares nos microcomputadores da sala de informática.

4.Serviços

Consulta: A consulta local ao material bibliográfico e iconográfico é permitida a toda comunidade acadêmica e ao publico em geral. O usuário que não devolver, no mesmo dia da retirada, o material da BCESA solicitando para consulta interna, ficará proibido de fazer empréstimos domiciliares e consultas, durante 15 (quinze) dias (contados a partir da data de devolução) e ficará sujeito a pagar multa, por obra e por dia em atraso, conforme a Tabela de Multas (disponível na BCESA).

Base de Dados: A BCESA é participante da BIREME, e disponibiliza acesso à pesquisa em bases de dados especializadas na área de saúde (BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, MEDLINE, DeCS, LIS, SciELO), oferecendo aos usuários a possibilidade de solicitar artigos de revistas, capítulo ou partes de documentos ou teses através do Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento – COMUT (serviço pago pelo solicitante).Oferece também a BVU Biblioteca Virtual Universitária que disponibiliza um acervo completo de e-books de livros-texto, com acesso ilimitado e multiusuário.

Empréstimo Domiciliar: É permitido aos docentes, alunos da FACESA e funcionários da CETESA. O limite de exemplares para empréstimo e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material. A não devolução do material na data prevista acarretará multa de R$ 2,00 por item e por cada dia de atraso independente da categoria do usuário e de R$ 10,00 por dia caso o usuário leve outros materiais sem permissão da equipe BCESA

Limite de Exemplares e Prazos de Devolução

  • Os materiais não disponíveis para empréstimo domiciliar podem ser consultados no recinto da biblioteca, independente da categoria do usuário.
  • Não é permitido que o usuário retire dois exemplares do mesmo título, exceto no caso de coleções e séries.

Renovação

  • A renovação é considerada um empréstimo. É efetuada pessoalmente, por telefone ou através do portal do aluno no Gestor Educacional, sendo que será permitida uma renovação por vez.
  • Se o livro estiver na reserva não será possível a renovação.
  • Terminando o período renovação, a publicação deve ser devolvida e somente no dia seguinte, o mesmo usuário poderá retirá-la.
  • Novas Aquisições: estão disponíveis no expositor de novas aquisições na entrada da biblioteca, as últimas publicações adquiridas e os periódicos mais recentes.
  • A aquisição será orientada prioritariamente pelo professor, que encaminhará a bibliografia de sua disciplina a BCESA.
  • A aquisição será orientada prioritariamente pelo professor, que encaminhará a bibliografia de sua disciplina a BCESA.

Informações Gerais

  • O silêncio deve ser mantido para proporcionar um ambiente de concentração e estudo. Sendo assim, é proibido o uso de celulares ou outros aparelhos sonoros. Nas salas de estudo em grupo deve-se manter a voz em tom moderado.
  • Não é permitido aos usuários fumar, bem como ingerir alimentos no recinto da biblioteca.
  • O respeito aos funcionários e demais usuários da biblioteca é obrigatório.
  • A biblioteca não se responsabiliza por objetos perdidos ou deixados em seu recinto.
  • O registro de empréstimos e devoluções será encerrado 10 (dez) minutos antes do término do expediente da biblioteca.

Horário de Funcionamento no Período Acadêmico

  • Segunda a  Sexta-feira: das 7h30min. às 22h.
  • Sábados: 8h às 15h
  • Domingos: 8h às 12h e das 13h às 17h

Observações: A biblioteca estará fechada nas Quartas-feiras das 13h às 16h para limpeza geral. (Durante a Limpeza NÃO serão feitos Empréstimos/Devoluções/Renovações)

Equipe Técnica

Coordenação da BCESA

Maria Aparecida de Godoi – Bibliotecária

Auxiliares Administrativos

Caroline Carla de Sousa Dias
Lana Patrícia Bastos Carmo